Viva o milho - A associação

A Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho) nasceu no dia 17 de outubro de 1977, quando um grupo de empresas decidiu somar forças para defender os interesses do setor. Nascia, assim, a Associação das Indústrias Moageiras de Milho do Estado do Paraná - o embrião da (Abimilho).

Com o tempo, a entidade foi ganhando corpo e novas adesões, levando à constituição da Associação Brasileira das Indústrias Moageiras de Milho, em agosto de 1990. Conquistando cada vez mais espaço e adesões de outros elos da cadeia produtiva do milho, a entidade promoveu nova mudança de sua denominação, em dezembro de 2003, para Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), de forma a expressar melhor sua representatividade no setor.

As mudanças de nome da associação refletem bem sua dinâmica história, pautada pela intransigente defesa das empresas do setor nestes trinta anos de conquistas.

Nossa missão

Promover o aumento do consumo humano de milho. Esta é uma das principais bandeiras da Abimilho, que está organizando um grande esforço de divulgação em torno das propriedades do cereal, ainda pouco conhecidas por grande parte da população brasileira.

O consumo per capita brasileiro, de fato, não atinge os vinte quilos anuais por habitante. Como medida de comparação, o México, país com características sócio-econômicas similares às do Brasil, registra média de consumo per capita 3,5 vezes maior, situando-se na faixa dos 63 quilos anuais.

Para mudar este quadro, a Abimilho vem operando em diversas frentes, num esforço de comunicação que envolve desde a distribuição de material informativo para veículos de imprensa e publicações dirigidas, cursos com nutricionistas e donas de casa e ações de divulgação envolvendo alunos do ensino fundamental.

Esse esforço de divulgação é multiplicado pela ação conjunta que a Abimilho realiza com entidades como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), tendo em vista a difusão da importância das farinhas enriquecidas com vitamina B-9 (ácido fólico) e ferro.

Com estas iniciativas, a Abimilho propõe-se a provocar uma saudável mudança dos hábitos alimentares do brasileiro. E o aumento do consumo humano de milho, vale registrar, pode atuar como propulsor econômico da cadeia produtiva, dando início a um círculo virtuoso em que o aumento da demanda atraia investimentos dirigidos para o ganho de produtividade no campo. Um movimento que interessa aos mais de 190 milhões de brasileiros.

Nossas conquistas

A história da Associação Brasileira das Indústrias do Milho foi marcada, ao longo de seus trinta anos de existência, por diversas vitórias não apenas para as indústrias que representa, como também para a própria sociedade brasileira.

Uma das mais expressivas conquistas foi a vitoriosa ação de convencimento que a Abimilho promoveu junto a parlamentares e autoridades do governo brasileiro, e que resultou na isenção do PIS e Cofins incidentes sobre os produtos derivados de milho, garantindo assim a competividade de seus preços, principalmente para a população de mais baixa renda.

Outro campo em que a Abimilho vem atuando com desenvoltura é o da comercialização. Neste aspecto, a entidade tem apoiado as ações do governo no sentido de democratizar os leilões de escoamento da produção de milho no Plano de Safra Agrícola do Ministério da Agricultura, bem como incluir os produtos industrializados de milho dentre as operações de leilão direcionadas para o mercado externo, abrindo novas janelas de oportunidade para o setor, com agregação de valor e absorção de mão-de-obra pelas indústrias de processamento.

A posição institucional da cadeia produtiva do milho, de outra parte, foi reforçada pelo estreitamento de ações entre a Abimilho e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho e Sorgo, com a qual vem operando em sintonia fina.

A Abimilho também apóia a difusão do conhecimento, ao promover, de forma regular, seu Simpósio Nacional Abimilho, reunindo nutricionistas, cientistas, pesquisadores, empresários, economistas, jornalistas, parlamentares e representantes de órgãos do governo.

Para conferir maior visibilidade às demandas e pleitos da cadeia produtiva do milho, a entidade investe em ações de comunicação dirigidas, a exemplo do Prêmio Abimilho de Jornalismo, que periodicamente referenda as melhores reportagens sobre a contribuição do milho para a cozinha brasileira.

Com este amplo repertório de ações, a Abimilho concorre para promover a melhoria das condições de saúde e nutrição da população brasileira, induz a abertura de novas oportunidades de negócios e contribui para a geração de empregos no campo e nas cidades.