Estratégia aumenta produção de milho em 75%

Uma estratégia desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) pode aumentar a produção de milho em 75%. Os cientistas afirmam que demonstraram que a implementação da Vicia sativa como uma cultura que precede o milho, adicionada à fertilização mineral, permitiu que a produção de cereais aumentasse cerca de 6.500 quilos por hectare. 

"A incorporação de plantas de cobertura e a fertilização mineral são duas práticas tecnológicas que devem ser complementadas para contribuir para a produtividade do milho e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas", disse Julia Capurro, especialista em culturas da INTA Cañada de Gómez-Santa Fé. 

Diante da busca permanente de obter os maiores rendimentos possíveis, na região dos Pampas - sobretudo os híbridos de milho projetados para se adaptarem às diversas condições ambientais, resistir ao ataque de insetos e tolerar as doenças mais frequentes. No entanto, apesar de todas essas qualidades, é comum observar esquemas de fertilização deficientes que não atendem aos rendimentos objetivos esperados ou aos parâmetros de sustentabilidade. 

Julia Capurro, especialista da INTA Cañada de Gómez (Santa Fé), explica como é o esquema de rotação proposto para aumentar a produção de cereais. A esse respeito, Capurro afirmou que "uma proporção significativa de lotes de milho é gerenciada com propostas de fertilização insuficientes, uma decisão que limitará a resposta da tecnologia. A nutrição adequada da safra é um dos pilares básicos na definição de produtividade e, consequentemente, é um dos aspectos determinantes de sua rentabilidade", completa. 

Agrolink