Produção de milho crescerá 14% em 2018/2019

A produção de milho do Brasil deverá crescer aproximadamente 14% na safra 2018/2019, para 92,2 milhões de toneladas, de acordo com estimativas da consultoria INTL FCStone. Segundo a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, a revisão aponta crescimento anual de 20% na produção do ciclo de inverno do cereal. 

“No caso da primeira safra de milho 2018/19, houve um leve aumento da estimativa de produção, que ficou em 27,3 milhões de toneladas, uma variação de menos de 200 mil toneladas frente ao mês passado. Em relação ao ciclo passado, esse nível de produção representa um aumento de 1,7%”, comenta. 

Além disso, ela explicou que a produtividade da safra de verão aumentou consideravelmente de 5,22 para 5,26 toneladas por hectare. “No Rio Grande do Sul, as condições das lavouras de milho estão muito positivas e a produtividade do estado, que alterna com Minas Gerais no posto de maior produtor da safra de verão, foi elevada para 6,9 toneladas por hectare”, informa. 

Nesse cenário, mesmo com as exportações maiores, a recuperação da produção deve contribuir para manter os estoques finais de milho em níveis elevados, em 14,4 milhões de toneladas. "As exportações podem se recuperar em meio a uma oferta mais elevada, voltando a superar 30 milhões de toneladas. O consumo interno também deve continuar com tendência positiva, já que o Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo", comenta. 

Para a soja, a consultoria mantém a estimativa de produção de soja para a safra 2018/19 em 120,2 milhões de toneladas. "As perspectivas, no geral, se mantêm positivas, mas o regime de chuvas é um ponto de atenção. Têm sido registrados volumes muito grandes de precipitação em todo o país, com previsões de que dezembro também seja um mês bastante chuvoso”, conclui.

Agrolink